O que é beleza?

O que é beleza?
beleza através dos tempos

segunda-feira, 16 de março de 2009

Questão : O Que é Corpolatria?


O que é Corporlatria?

Segundo( CODO; SENNE.1985) :

A “Corpolatria” é uma espécie de “patologia da modernidade” caracterizada pela preocupação e cuidado extremos com o próprio corpo não exatamente no sentido da saúde (ou presumida falta dela, como no caso da hipocondria) mas particularmente no sentido narcisístico de sua aparência ou embelezamento físico.


Para o corpólatra, a própria imagem refletida no espelho se torna obsedante, incapaz de satisfazer-se com ela, sempre achando que pode e deve aperfeiçoá-la. Sendo assim, a corpolatria se manifesta como exagero no recurso às cirurgias plásticas, gastos excessivos com roupas e tratamentos estéticos, abuso do fisiculturismo (musculação, uso de anabolizantes, etc).


A corpolatria, como fenômeno psico-social, aparentemente está relacionada com as mudanças no campo do trabalho produtivo ocorridas no final do século XX, a saber, desde que a distinção entre produção e reprodução social perdeu nitidez, confundindo-se o tempo vital com o tempo de trabalho. Desde então, em muitas profissões e ocupações a aparência corporal e o vigor físico passaram a ser uma espécie de segunda força produtiva ao lado da força de trabalho propriamente dita, com o tempo livre tendendo a se tornar um segundo turno do trabalho produtivo.


Como fenômeno patológico de saúde coletiva, a corpolatria tende a se agravar tanto mais encontre não só um amplo mercado de produtos e serviços voltados para o culto ao corpo como também seja propalada como uma espécie de emancipação ou de libertação pessoal dos determinantes “repressivos” da produção capitalista.


Comentário pessoal:


A Chamada “Corpolatria” tratada como patologia passa dos limites de se cuidar apenas do corpo, da saúde e da vaidade. As pessoas muitas vezes confundem Saúde e Beleza . E nem sempre essas duas coisas estão incluídas e/ou juntas. Pode-se ter saúde sem ter beleza e pode-se ter beleza sem ter saúde. Sem contar com o fato de que beleza é um conceito muito relativo. Beleza e moda têm uma relação muito estranha, já que é muito simplista igualar esses conceitos. Moda semanticamente falando significa do francês mode, do latim modu. A palavra moda é a maneira, o modo com as pessoas vivem, se comportam. Hoje a palavra moda está fortemente relacionada à maneira de vestir, ou seja, moda não é sinônimo de beleza como o senso comum acata.


A Vaidade tem sua importância fundamental no quesito sentir–se bem, mas às vezes pode-se ter importância para alguns no quesito “exteriorização”, se mostrar para outro o quão bem está, afinal vivemos na famosa “sociedade do espetáculo”. Questionamentos serão levantados e hipóteses para solucionar o problema também.


Apontar erros na sociedade do consumo não basta, já que a maioria das pessoas partilha o gosto de comprar, adquirir, fazer parte desta sociedade e se sentem muito bem assim! A questão é: Até que ponto isso vale a pena?


A moda tem sua importância na sociedade contemporânea por vários motivos. E Está absolutamente ligada à indústria do consumo, talvez seja a rainha desta industria: Criar, inovar, processar, produzir e vender. Inclusive, a moda, em questões mais burocráticas é uma das áreas que mais gera empregos na sociedade.


Em termos mais gerais a moda tem sua importância justamente por ser um fenômeno sócio-cultural e refletir “piamente” o contexto em que se vive. Tanto o contexto histórico – cultural, quanto o contexto pessoal, por exemplo, da própria mulher.


Desde que “moda é moda” nota-se isso. Sem querer ir muito além, basta pensar em cada década do século XX e suas marcas registradas no que diz respeito ao corpo, ao comportamento da mulher diante da sociedade e é claro ao próprio vestuário.


E mesmo que moda e corpo compartilhem deste universo covalente e importante, ambos convivem em um âmbito que tangencia a alienação e a superficialidade.


Sempre quando leio revistas, alguns livros e até assisto palestras, aulas, etc... as pessoas costumam falar de moda como se fosse apenas algo bonito, supérfluo, luxuoso e que faz parte do ego de cada um. Não concordo com essa abordagem e ao falar de corpo contemporâneo no Brasil e moda contemporânea assimilo processos muito mais profundos do que superficiais. Será que moda só se relaciona com o fato de realizar uma certa função estética aos olhos de quem vê? Será que o corpo é apenas um simples suporte, um cabide, sem expressão e relação com arte, sociedade e comportamento?


Ao utilizar a expressão “corpolatria”, ironicamente recaí uma contradição: Se idolatramos o corpo porque ao invés de cuidar dele estamos o destruindo e o desvalorizando? Por que não mudar sem danificar a saúde?Por que não aceita-lo e se utilizar de uma segunda pele(vestuário) para moldar –se como desejado?

Bibliografia :
CODO, Wanderley ; SENNE, Wilson.O que é Corpolatria? Col. Primeiros Passos, Ed. Brasiliense, 1985

5 comentários:

  1. É uma pesquisa que esta bem elaborada,e um ótimo trabalho de pesquisa meus parabens.

    ResponderExcluir
  2. De fato existe uma relaçao interessante entre a corpolatria e a moda, mas uma visão vaga e sem aprofundamento, deveria ter uma relação mais estudada e dinâmica para uma visão moderna e intelectual, não tenho conhecimento suficiente para um embasamento intelectual, se não o faria, mas gostaria que alguem com tal aporte o fizesse, contudo parabens pela iniciativa de argumentação de tamanha importância...

    ResponderExcluir
  3. Sempre quando leio revistas, alguns livros e até assisto palestras, aulas, etc... as pessoas costumam falar de moda como se fosse apenas algo bonito, supérfluo, luxuoso e que faz parte do ego de cada um. Não concordo com essa abordagem e ao falar de corpo contemporâneo no Brasil e moda contemporânea assimilo processos muito mais profundos do que superficiais. Será que moda só se relaciona com o fato de realizar uma certa função estética aos olhos de quem vê? Será que o corpo é apenas um simples suporte, um cabide, sem expressão e relação com arte, sociedade e comportamento?


    Ao utilizar a expressão “corpolatria”, ironicamente recaí uma contradição: Se idolatramos o corpo porque ao invés de cuidar dele estamos o destruindo e o desvalorizando? Por que não mudar sem danificar a saúde?Por que não aceita-lo e se utilizar de uma segunda pele(vestuário) para mol

    ResponderExcluir
  4. quando deixarem comentários,deixem seus nomes e contatos para que possamos debater melhor.
    grata

    ResponderExcluir